Primeiramente, é fucral pontuar à insuficiência legislativa como um agravante para o impasse.
Segundo Thomas Hobbes, "É dever do estado garantir o bem-estar da população." Conquanto, está definição não se encontra na prática, haja vista que o Estado não assegura políticas públicas que defendam os direitos sociais dos grupos indíginas, pois, nota-se que não existe participação dos poderes parlamentares nas práticas das aldeias, bem como a participação do índio nas regências administrativas superiores.
Ademais, o silenciamento é um impulsionador para a problemática. De acordo com Nadeznda Mondelston, "o silêncio é o verdadeiro crime contra a humanidade" Com isso, é relativo o tangenciamento que a extinção se tem na sociedade, pois não se vê discutindo nos debates acerca sobre tal assunto, tanto quanto a mídia é "silenciada", pois a mesma não tem um pronunciamento para ser discutido e expandido para as pessoas que não conhecem o assunto exposto.
Portanto, intervenções são necessárias para mitigar a extinção indígina que permeia a sociedade Brasileira. Para isso, o Governo -principal entidade política do país- deve criar uma Lei chamada "Língua indígina é digna" e, por meio de verbas ao Poder Legislativo, promover e fiscalizar a execução da ordem na prática, com o intuito de atenuar as iniqüidades que colaboram com o problema. Somente assim, o Brasil poderá sanar o imbróglio.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.