Primeiramente, é importante citar que existe no mundo atual uma grande busca por instituições de ensino que proporcionem aulas de EAD (educação a distância), pois elas facilitam a conciliação entre o trabalho exercido pelo indivíduo e sua formação educacional e profissional. Entretanto, de acordo com pesquisas realizadas pelo Ministério da Educação (MEC), o desempenho das pessoas que se formam virtualmente é pior do que o daqueles formandos presencialmente, em consequência disso, surgem os profissionais com baixa qualificação. Dessa forma, tem-se o debate sobre a estratégia desse tipo de ensino no Brasil pelo fato de ser evidente que ainda existe a necessidade de melhorar.
Ademais, é importante destacar que o fato do indivíduo não apresentar grandes resultados com a formação online deve-se à passividade dele, pois nas aulas online ele se torna, na maioria das vezes, apenas um receptor por não apresentar interação total entre os professores e estudantes. Nesse sentindo, para o líder político Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo, porém, para que ela seja distribuída de maneira impactante deve-se visar pela sua aplicação mais eficaz no incentivo do aprendizado.
Portanto, com a percepção do processo da globalização na internet para o meio educacional, são essenciais medidas que aprimorem tal recurso. Para tal, é dever do Ministério da Educação - responsável pelo gerenciamento educativo dos brasileiros - incentivar as instituições de ensino à desenvolverem ferramentas para a maior interação e aprendizado do estudante de modo ativo, por meio da disponibilização de opções das quais facilitem o contato direto com os professores para sanar as dúvidas. Assim, tem-se a finalidade de fazer com que a formação online apresente um resultado equivalente ao método presencial.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.