Primeiramente, tal déficit tem raízes no individualismo brasileiro. O "jeitinho brasileiro",tal como mencionado no livro citado acima,que tende a levar os brasileiros a pensar mais no bem individual do que no geral, dificulta que haja uma percepção social sobre a necessidade da doação sanguínea. Ou seja, tal processo ocorre majoritariamente quando da necessidade de alguém do núcleo de convivência do doador, enquanto que a doação periódica para receptores anônimos é mais escassa.
Além disso, há um analfabetismo científico de parte da população que ou não teve a oportunidade de uma escolaridade de qualidade,ou quando a teve, não foi educada sobre conceitos científicos básicos e que tornariam ambos os grupos menos suscetíveis a desinformação sobre a segurança e inofensividade,quando feita corretamente,da doação.Cria-se um tabu e um consequente medo acerca do assunto ,que contribuem negativamente.
Dessa forma, é imprescindível achar meios pra mitigar os danos de tal problemática.Para isso,o Ministério da Saúde, junto ao Ministério da Economia, deveriam criar uma Campanha Nacional de Incentivo a Doação de Sangue que envolvesse descontos nos impostos àqueles que doassem uma quantidade determinada de sangue por ano,a fim de abastecer os postos.Além disso,ao ministério primeiramente citado e à Polícia Federal caberia a criação de uma força-tarefa de combate a,e derrubada de notícias, em todos os meios de comunicação, que contenham informações falsas acerca da atividade.Deve-se somar a isso a veiculação de propagandas que desmintam tais conteúdos,em uma colaboração dessas instituições com a mídia.Espera-se,assim,que a situação seja minimizada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada