A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial,seria racional acredita que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e resultado desse contraste é claramente refletido no tema em questão. Segundo a pesquisa nacional sobre estudantes lgbt e abiente escolar,para qual 73% dos estudantes indetificados como lésbica,gays,e bissexuais ou transexuais rebelaram já ter sofrido b,na escola, alguma agressão verbal por conta da orientação sexual. Diante do exposto, é inadmissível a negligência sobre tal situação.
Além disso, é cabível salientar que , a mídia como impulsionador do problema. De acordo com zygmunt bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez na relação sociais, políticas e econômicas é a característica da " mordenidade liquida" vívida no século XXI . Dessa forma, a sociedade se faz planamente responsável pela situação atual de tal problemática.
Portanto, indubitávelmente , medidas são necessárias para resolver esse problema. Tornando assim inegável a importância do governo mediante ao ministério de educação criar projetos de inclusão e políticas de igualdade para os LGBT , ainda cabe a mídia o papel de promover campanhas publicitárias,debates em horários nobres fomentando a concientizacão a homofobia nas escolas. A fim de que , essa problemática de cunho social e segurança pública. Seja cada vez menos recorrente na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.