Durante o ano de 2020, moradores de rua, que já encontravam certa discriminação da sociedade por sua condição atual, sofrem e lidam ainda mais com o preconceito associado à violência tanto verbal quanto física, por sua situação passiva de contaminação em meio à pandemia.
Tal fato apenas ressalta a nitidez de que muitos moradores de rua não são vistos e nem respeitados como cidadãos por muitas áreas da sociedade, sendo alvos vulneráveis de tratamentos indignos a qualquer ser humano. Além disso, é visível o tratamento que recebem em diversas instituições e estabelecimentos como mercados e hospitais, muitas vezes, sendo rotulados como possíveis ladrões, marginais e usuários de drogas. A população em situação de rua é intergeracional, ou seja, há vários tipos de pessoas de todas as idades, desde mulheres grávidas e recém-nascidos a adultos e idosos.
No entanto, estás circunstâncias vivenciadas pelos moradores de rua vão contra o artigo 3 da Declaração Universal dos Direitos Humanos que diz: "Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal". Assim como os itens 3 e 4 do artigo 1 da constituição brasileira, que citam a dignidade da vida humana.
Portanto, se tornam cabíveis medidas de reajuste dessas pessoas na sociedade, por via de projetos de habitação social e empregabilidade destinados a este público. Assim como atividades e tratamentos psicológicos, a fim de resgatar suas autoestimas e personalidades próprias, por intermédio de ONGs e órgãos governamentais como o atual Ministério da Cidadania.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.