Por definição, moradores de rua são pessoas de extrema pobreza, com vínculos familiares fragilizados que não possuem moradia convencional regular, e utilizam espaços públicos para se abrigar temporária ou permanentemente. Portanto, muitos destes sofrem preconceito e discriminação pois são taxados como mendigos, analfabetos ou preguiçosos por não ter um emprego. Porem, grande parte dos indivíduos desse grupo sabe ler e escrever e não conseguem ingressar no mercado de trabalho por conta da exclusão social.
Por conseguinte, a desigualdade social é intensificada e o senso de humanidade, em muitas pessoas de outras classes, é deixado de lado. A violência física e mental contra moradores de rua, praticada por pessoas de má índole é cada vez mais notável nas mídias social digitais. A expulsão arbitraria de locais públicos, agressões e até mesmo homicídios é a realidade de muitos que usam a rua como abrigo e a chamam de lar.
Portanto, é mister que o Estado tome providencias para amenizar o quadro atual. Para a melhoria da situação de rua, urge que o Governo Federal crie, por meio de verbas governamentais e investimentos, projetos de reinserção social desse grupo nos diversos setores da sociedade como educação, emprego e lazer, visando o bem-estar mental e a prática dos direitos inerentes a todo ser humano. Somente assim a sociedade brasileira poderá quebrar paradigmas de desigualdade e estará, então, mais perto do desenvolvimento social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada