Por MaiHatsu
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As queimadas no Brasil

As queimadas podem ocorrer por ação do homem ou não, atualmente é uma questão bastante discutida pelos seus graves efeitos, sendo eles ambientais, sociais, políticos e econômicos. Se o governo não agir de forma mais severa, visando uma maior preocupação com as questões ambientais, além da fauna e flora prejudicada, a saúde da população indígena continuará sendo gravemente afetada.

No Brasil há leis contra crimes ambientais, a qual as queimadas se enquadram, Lei n° 9.605, de 12/02/1998 com possibilidade de até 4 anos de prisão e uma multa. Por mais que exista punição, ainda se encontram praticantes de queimadas criminosas, pela disputa de terra ou puro vandalismo, extração de recursos naturais e criação de pastos. Existem também as queimadas controladas, que muitas vezes, pela falta de fiscalização necessária, perdem o controle, e acabam no mesmo fim trágico que os que praticam de forma criminosa, destruição do ecossistema e oferecendo risco às populações indígenas e de ribeirinhos.

Por partes, ainda existe negligência do governo em relação à questões ambientais. Em 2019, o número de queimadas foi de 89.176, isso reflete em vários problemas, se tornando até em escala mundial, como a poluição do ar, aquecimento global, efeito estufa, perda de ecossistema, aquecimento global, efeito estufa e causa mais queimadas involuntárias com o aumento da temperatura.

As legislações ambientais devem ser colocadas em prática pelo governo, leis mais rígidas que punem especialmente a realização de queimadas ilegais implantadas, uma fiscalização mais elaborada e incentivo da preservação ambiental no setor privado e público necessitam ser implementados, além disso a população tem o papel de cobrar os órgãos públicos sobre a situação do meio ambiente. Se o governo se aliar com a população de forma consciente, irá surgir diversas propostas para a prevenção de queimadas e a união com o desenvolvimento sustentável, preservando assim, a fauna e flora brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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