Em primeiro plano, pode-se citar uma teoria de John Locke que diz: "o ser humano é uma tela em branco que é preenchida por experiências e influências", nesse contexto sabe-se que muitas crianças crescem em meio à famílias fumantes e assim desde cedo tornam-se fumantes passivos sendo induzidos a fumar ativamente no futuro. Além disso o cérebro adolescente é vulnerável a dependência química e assim o jovem adentra em um vício que pode acarretar em transtornos na escola, em casa e nos demais ambientes públicos.
Em segundo plano, o mal que o tabaco traz a saúde é tremendo. Objetos de tabagismo trazem em sua composição a nicotina, que causa uma rápida dependência, dentre tantos outras toxinas e substâncias que muitas pessoas nem imaginam estar presentes em cigarros, como cera de vela, formol, acetona, veneno de rato. Sem contar o grande prejuízo ambiental que o tabaco ocasiona desde o seu cultivo até seu consumo, prejudicando o ar, o solo, os animais e consequentemente a população.
Portanto, torna-se necessário aperfeiçoar medidas já existentes para evitar que crianças e adolescentes adentrem a prática do tabagismo. Por exemplo, o dia de conscientização contra o tabagismo pode ser melhor efetivado dentro das instituições de ensino e nas casas, lugares os quais as crianças têm alto contato educacional. A cientização pode ser feita através de experiências químicas que mostrem os malefícios do cigarro, palestras com profissionais de saúde e até mesmo palestras com ex - fumantes. Assim desde cedo elas aprendem o mal que o tabagismo traz e assim são motivadas a evitá-lo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.