Dentro dessa óptica, a falta de investimento Estatal é um agravamento deste problema. A respeito disso o escritor Cortella diz que "A mudança é difícil, mas a acomodação é perecer " .Neste cenário ,a acomodação governamental frente à crise hídrica condecora para sua intensificação, como mostrado pelas palavras do atual presidente Jair Bolsonaro " O Brasil tem muita água e não deve se preocupar com esse problema. "Demostrando a inércia do qual o autor fala.
Por causa disso,os recursos hídricos estão cada vez mais escassos. Como exemplo disso está o levantamento exposto pelo G1 (Portal de notícias) que mostrou que apenas 34% dos domicílios do Nordeste podem usufruir d'água regularmente,indo contra a Constituição Federal de 1988,na qual deveria garantir a todos uma vida digna. Consequentemente esse problema só tende a crescer,a menos que uma intervenção seja promulgada.
Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Sendo assim, o Ministério do Meio Ambiente, deve investir na preservação dos recursos hídricos, por meio do enviou de verbas federais, a fim de protege-los e posteriormente garantir sua homogeneidade,para que esse direito seja posto em prática . Esse projeto contará com o auxílio de geografos e biólogos para mapeadem as áreas de interesse. Dessa forma reduzindo a crise hídrica a longo prazo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.