Primeiramente, convém frisar a falta de debates sobre o imbróglio. Conforme Habermas, a fala é a verdadeira forma de ação. Sob essa óptica, apesar de a xenofobia estar presente na sociedade, o mesmo tem invisibilidade e pode fazer com que muitas pessoas continuem agindo de forma preconceituosa, sem se situar dos danos à vítima e sem se questionar sobre tal atitude. Consequentemente, esta causa é um catalisador do problema.
Em segundo plano, outra causa é ao fato da massificação da sensação de superioridade. Acerca disso alude-se a Teoria da Eugenia, na qual indivíduos julgam outros como inferiores, em virtude de alguma característica. Nesse sentido, ao analisar o corpo social é notório, que algumas pessoa não respeitam as diferenças com os imigrantes e não aceitam o fato de os mesmos serem considerados cidadãos brasileiros. Logo, combater a xenofobia se torna mais desafiador.
Em virtude do argumentos supracitados, são necessárias medidas para a resolução do problema. O Governo Federal, como instância máxima da administração executiva, precisa criar uma campanha. Na qual, imigrantes narrem toda trajetória que percorreram até chegar ao Brasil e o motivo que os fizeram sair de lá, está ação deve circular na mídia e redes sociais, fazendo com que as pessoas se conscientizem de todos os desafios que essas vítimas passaram e que essa mudança drástica não foi uma escolha e sim necessidade. A fim, de que este preconceito seja erradicado da sociedade brasileira e que seja concretizado o que o filósofo defendeu.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.