Na obra "O Cortiço" de Aluísio Azevedo o autor descreve o espaço como um ambiente precário das moradias do Rio De Janeiro no século XIX, mostrando a falta de saneamento básico naquelas localidades. No contexto atual, muitos brasileiros ainda não têm água tratada e nem aceso a rede de esgoto.
Em primeiro plano, vale destacar o descaso com a população, a falta de água tratada vem gerando uma série de doenças nas pessoas, principalmente idosos e crianças que são mais vulneráveis. Por outro lado, mais de 16% da população brasileira, ou 35 milhões de pessoas, não têm água tratada, segundo dados do G1.
Em segundo plano, cerca de 47% da população vive em cidades sem rede de tratamento de esgoto. Ademais, com a falta desses recursos, o país sofre com a poluição de recursos hídricos, além da poluição urbana e improdutividade, acarretando uma ameça à saúde pública.
Pode-se perceber portanto, que para acabar com esse problema o Ministério Das Cidades deveria investir ainda mais no Plano Nacional De Saneamento Básico. Além disso, os órgãos públicos deveria fazer as limpezas das ruas, córregos para evitar à ploriferacão de doenças e poluições no meio ambiente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.