A priori, deve-se entender a necessidade do lucro, pois como concluiu Max Webber em “A Ética Protestante e o Espirito do Capitalismo”, a valorização do trabalho e da geração de riqueza, proporcionou o desenvolvimento da sociedade capitalista burguesa, um avanço em relação ao antigo regime, pois permitiu avanços socias e tecnológicos, tais como a revolução industrial e o iluminismo.
Entretanto, essa nova organização social também tem seus pontos negativos, um dos principais é a desigualdade. Já que o lucro é o principal objetivo da sociedade burguesa, a mais-valia, diferença entre a riqueza que o trabalhador gera e o que ele recebe, é uma pratica recorrente, logo os patrões consegue acumular vastas quantias monetárias, enquanto a classe operária recebe uma pequena parcela da riqueza que gera. Esse processo e explicado no livro “O Capital” de Karl Max.
Há ainda a questão socioambiental, pois na desregrada busca pelo lucro, as empresas destroem boa parte do meio ambiente. Sendo essencial para a manutenção do clima terrestre e a fonte de renda de diversas pequenas comunidades extrativista, a destruição da natureza vem causando o aumento da temperatura média do planeta, extinção em massa de espécies animais e vegetais, desertificação de áreas férteis e o fenômeno de refugiados climáticos.
Logo, analisando o que foi escrito acima, percebe-se que a busca pelo lucro foi importante para o desenvolvimento humano, contudo ela levou a novos problemas. Uma possível solução para esses problemas seria o empreendedorismo social, uma vez que ele permite o desenvolvimento tecnológico, pois precisa gerar riqueza para se manter, e visa o bem estar social, assim os governos estaduais deveriam dar incentivos fiscais a empresas sociais, possibilitando um aumento do número das mesmas
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada