vulnerabilidades, entram no mundo das drogas juntamente com práticas do tabagismo,
na expectativa de uma vida sem sofrimentos e mais harmônica. Esse cenário exposto na
série, torna muito mais necessários desenvolver caminhos para combater o tabagismo
no Brasil. Diante disso, vulnerabilidades individuais, entrelados em um meio social que
apoia o uso do cigarro e o aumento de adolescentes no tabagismo, por influência digital,
serão temas recorrentes nesse assunto.
Primeiramente, é importante destacar que, em uma sociedade recorrente em
problemas sociais e econômicos, pessoas que sentem tais dificuldades tem grandes
chances de desenvolver “desconfortos” relacionados com preocupações, contudo,
acham no uso do cigarro maneiras de tranquilidade emocional. Assim, o número de
indivíduos fumantes, quantos mortos (pelas doenças trazidas pelo consumo exagerado),
cada ano se encontram em elevação.
Logo depois, destaca-se o aumento de jovens e adolescentes no tabagismo por
influência digital. No filme “the outsiders”, o uso do cigarro é comum nos adolescentes
da classe baixa, assim como a influência para jovens pré-adolescentes da mesma classe,
que acabam desenvolvendo o vício. Porém, o papel dos adolescentes no filme é alterado
pelo meio digital na sociedade brasileira, pois manifestações em redes sociais, quanto
em outros aplicativos, dão visibilidade a vários tipos de uso e prática do tabagismo,
como o narguilé, cada vez mais popular entre os jovens.
Portanto, faz-se necessário que, o ministério da educação proporcione campanhas para
escolas públicas com intuição a apresentar os riscos causados pelo uso do cigarro, a fim
de conscientizar tais maneiras encontrados na internet, através de uma parceria com o
Ministério da Saúde. Nesse sentido, seria viável um projeto de ajuda psicológica para
pessoas com traumas emocionais, que podem levar a qualquer vício, pelo próprio
Ministério da Saúde, em condição pública com verbas destinada pelo governo, como
questão de vulnerabilidade social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada