Na obra, ‘’Capitães de Areia’’, do escritor Jorge Amado, é narrada a trajetória transgressora de um grupo de crianças abandonadas pelos familiares, o qual é condicionado a cometer delitos para se manter nas ruas. De maneira análoga, o cenário brasileiro atual é caracterizado pela indiligência estatal frente a assistência aos indivíduos sem residência, fato fomentador da sua busca por sobrevivência em meio a conjuntura violenta e carente do meio urbano. Nesse contexto, não apenas o declive econômico, como também a invisibilidade social são aspectos que contribuem para a perpetuação dessa situação problemática.
Em primeira análise, cabe pontuar que, o artigo 6 da Constituição Federal de 1988 assegura a moradia e ao auxílio aos marginalizados como direito primordial. No entanto, diante da crise financeira que acomete o país, a oferta de emprego tornou-se escassa, principalmente no setor terciário, em função do corte de gastos realizado para evitar a falência empresarial. Por conseguinte, sem uma renda mínima e com o aumento generalizado dos valores de serviços e produtos, parcela significativa da população fica impossibilitada de custear um imóvel e suas próprias necessidades básicas, recorrendo as ruas como única opção de local para viver quando a ajuda familiar lhe é negada e a governamental não cumpre a premissa da Magna Carta. Sendo assim, tal circunstância se adequa ao conceito de ‘’Anomia’’ de Émile Durkheim, no qual a ausência de regulação ocasiona a acentuação de impasses sociais. Dessa maneira, para conter o estado designado pelo sociólogo, a atuação do Poder Público é essencial.
Ademais, vale ressaltar, ainda, que a exclusão social e a desigualdade são responsáveis pela manutenção da situação indigna de vida dos sem teto. De acordo com geografo brasileiro Milton Santos, essa condição é resultando do processo de ‘’Globalização Perversa’’, por qual a percepção da pobreza e miséria faz-se irrelevante perante o individualismo do sistema contemporâneo. Nesse sentido, a ocultação desses sujeitos como cidadãos plenos, ato também evidenciado pelos menores no livro de Amado, dado que não são amparados por nenhum órgão político ou pelos moradores dos bairros que ocupam periodicamente, impede seu acesso às oportunidades equitativas e estimula sua inferiorização e preconceitos, os quais devem ser combatidos com ações legais de reinclusão.
Diante dos fatos mencionados, é mister que medidas sejam tomadas para reverter o preocupante quadro de pessoas sem domicílio no Brasil. Para resolver esse entrave, urge que o Ministério do Desenvolvimento Social elabore políticas públicas de acolhimento, cuja deve ser direcionada para criação de alojamentos comunitários, centros gratuitos de refeição e núcleos de consulta médica e psicológica, por meio do investimento governamental e associação com instituições filantrópicas, a fim de que a integralidade dessa coletividade seja garantida. Dessarte, será possível cumprir o propósito constitucional.
Raramente, um pouco mais.'' - Cecília Meireles
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 177
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.