De acordo com o Hospital Santa Monica, a promoção da saúde mental é essencial para que o indivíduo tenha capacidade de exercer suas habilidades profissionais e pessoais.
É do desejo de todos conseguir exercer suas habilidades, mas para isso é necessário estarmos com a saúde mental equilibrada e sempre fazendo com que ela melhore a cada dia.
Entretanto, não é tão fácil ter uma boa saúde mental. Muitos não conseguem procurar ajuda, e tem os que acham que não precisam. Esse achismo normalmente vem ligado ao preconceito ou mitos.
A psicofobia, que é o preconceito contra pessoas com transtornos mentais, acaba criando barreiras, que impede de buscar ajuda, e também acaba prejudicando o tratamento dos pacientes.
Ao longo da história, criaram-se mitos sobre os doentes mentais, diziam que, eles eram servos do diabo, possuídos por demônios ou bruxos, mas isso acabou ficando para trás. No século atual, eles são taxados como “frescos”, por muitas pessoas, e são acostumados a ouvir coisas como: “está assim porque quer”, “arruma o que fazer que passa” e até “falta de Deus”.
Portanto, é necessário quebrar esses empecilhos. De mente aberta, sem pré-conceito, é fundamental buscar entender a importância da saúde mental. Através de mais aulas e palestras sobre, em todos os lugares, principalmente nos lugares mais pobres. Mas para isso precisamos de programas gratuitos e mais profissionais acessíveis. Os que mais precisam são os que menos tem condições. Então é de extrema importância que esses programas cheguem até eles.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.