Convém ressaltar, a princípio, que o compartilhamento de notícias falsas se tornou uma adversidade na sociedade brasileira. A maioria das pessoas têm acesso a informação na palma das mãos. A internet se tornou uma ferramenta perigosa para quem pública ou consome conteúdo sem o devido cuidado com a veracidade das informações. Mesmo não sendo um fenômeno recente, o compartilhamento da fake news tem chamado cada vez mais a atenção de especialistas da tecnologia.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da desinformação da população. A fake news consiste na disseminação deliberada de desconhecimento ou boatos via jornal impresso, televisão, rádio e especialmente internet como:sites e redes sociais. Este tipo de notícias é escrito e publicado com a intenção propositada de enganar ou ludibriar, muitas vezes com manchetes exageradas ou evidentemente falsas.
Portanto, para finalizar os impactos das fake news na sociedade brasileira, medidas precisam ser tomadas. Faz-se necessário, pois, que as secretarias de comunicação em parceria com o governo estadual, criem oficinas tecnologicas em locais públicos, de grande circulação, para a população em geral, por meio de palestras com informáticos, que orientem o papel da sociedade em relação a fake news nos dias atuais. Assim, talvez a fake news em relação com a tecnologia permaneça apenas com a lei de krangberg , nem boa nem ruim e nem neutra, tudo dependerá de como essa tecnologia será utilizada pelo povo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.