Segundo uma pesquisa nacional realizada entre os anos de 2007 e 2008, os principais motivos que levam as pessoas a viver nas ruas são: alcoolismo e/ou uso de drogas, desemprego e conflitos familiares. Quanto a tais dados, há que se considerar as particularidades presentes em cada individuo e os motivos particulares que podem existir para alguém estar em situação de rua. Entretanto, questões como as vistas, são fortes razões e repetidamente vivenciadas.
Um fator recorrente é a inexistência de ações do governo e de políticas públicas, um dos fatores que tornam possível a seguinte afirmação: o alto índice de moradores de rua é um dos reflexos da exclusão social. Este grupo socialmente excluído, em geral recebe amparo de Organizações Não-Governamentais (ONG'S) e instituições religiosas, que atuam distribuindo itens básicos necessários para a sobrevivência.
Apesar disso, a única forma de reduzir este problema social é por atacar a raiz do problema. Para tal, faz se necessário o Ministério dos Direitos Humanos e o Ministério da Saúde desenvolver, acompanhar, avaliar e monitorar políticas públicas para os moradores de rua. Entre suas atribuições, lhe cabe o dever de: coordenar a produção de projetos para a reestruturação no mercado de trabalho, sistematização e a difusão dos ministérios acerca da conscientização da sociedade, juntamente com a ampliação e apoio econômico de equipes com abordagem social e de saúde.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.