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Por Mi123
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A doação de órgãos é um tema complexo e polêmico que tem despertado várias discussões. A falta de conhecimento, a ausência de programas de conscientização e a falta de estrutura são problemas que contribuem para fomentar os preconceitos existentes.
Apenas no ano de 2018, 43% das famílias, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), recusaram a doação de órgãos de seus parentes. Uma das justificativas mais comum pelo retorno negativo é devido a fragilidade emocional e a falta de conhecimento dos consultados, aponta estudo.
Enquanto isso, ocorre o empecilho ocasionado pela falta de estrutura. Visto que os hospital capacitados concentram-se nas regiões mais desenvolvidas, muitos lugares menos desenvolvidos ficam despreparados, sem a capacitação necessária. Consequentemente, há uma delimitação na salvação de vidas.
Por exemplo, se uma pessoa doar os órgãos em Santarém, que está a mil quilômetros de distancia de Belém, e nenhum desses lugares faz transplantes, os órgãos teriam que ir para Brasília. Mas, caso seja um pulmão ou um coração, cujo prazo é de até quatro horas, não seria possível.
Conhecendo as barreiras citadas acima, é evidente que podem ser superadas. Para isso, cabe ao Ministério da Educação elaborar projetos visando a conscientização social, ministrados por profissionais do assunto. Além do mais, é necessário maior investimento do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, na infraestrutura de hospitais ao redor do país, promovendo assim a capacitação de mais locais e retardando a desigualdade entre as cidades.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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