Em primeira análise, o uso da força física pode acarretar em inúmeros problemas psicológicos e fomentar o uso de drogas entorpecentes. Nessa perspectiva, segundo uma pesquisa feita em 2017 pela Universidade de Michigan nos EUA (Estados Unidos da América), 55% dos ouvidos que sofreram castigos físicos na infância tiveram problemas psicológicos e fizeram uso de drogas na adolescência ou vida adulta. Sob essa ótica, é visível que essa forma de correção geram danos na formação desses jovens e em suas vidas adultas, os tornando jovens completados e com inseguranças oriundas das agressões sofridas na infância.
Ademais, o uso da palmada como medida socioeducativa promove o aumento da violência no âmbito social. Nesse sentido, para o filósofo Foucault "não há como falar de violência, sem falar nas relações de poder". Tendo em vista que passa -se a associar autoridade ao uso da força física, portanto, crianças educadas em ambientes no qual a violência é utilizada como meio de coação gera indivíduos com tendência a agressividade, como é visto amplamente na sociedade brasileira com altos índices de violência urbana e doméstica.
Destarte, pode- se inferir que políticas públicas devem ser implementadas para minimizar essa problemática. Assim, é necessário que o Ministério da Cidadania amplie programas, como o Programa Criança Feliz que fornece acompanhamento psicológico e psicopedagógico para o núcleo familiar, ensinando meios educativos e sem a necessidade de castigos físicos. Para que, assim, a formação dessas crianças e jovens ocorra de maneira saudável sem danos emocionais e promovendo a redução da violência na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.