Por Dudamoraes
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De acordo com a constituição de 1988- A Educação é um Direito de Todos. Entretanto, a realidade vista no cenário atual, salienta-se que o Brasil não erradicou a evasão escolar. Ainda, fatores como baixo rendimento escolar e o trabalho infantil, fortalece essa problemática.
Em primeira análise, é notório que a falta de incentivo aos estudos favorece a realidade vivida por parte desse descaso. Diante disso, cabe aos familiares, gestores escolares junto com psicólogos, investigaram os obstáculos que impede no aprendizado do aluno. Segundo dados do IBGE 11,9% de estudantes abandonaram e/ou não concluíram a educação básica. Dessa forma, percebe-se as dificuldades a serem enfrentadas pela sociedade.
Em segunda análise, pode-se ressaltar que atividades ilegais exercidas por na maioria crianças, seja a maior causa do abandono e isso ocasiona uma grave queda de pessoas no mercado de trabalho. Desde a revolução industrial, a exploração infantil era muito comum. No âmbito atual, essas vulnerabilidades traz atraso no aprendizado ocasionado por consequência física e psicológica.
Portanto, irromper sobre a questão da evasão escolar é muito importante. Para isso, o MEC deve investir em programas, ações e diretrizes para que os jovens permaneçam nas escolas. Também, estados e municípios precisam realizar planos para as categorias afim de estimular o aprendizado e informar as consequências e os efeitos que isto ocasiona. Assim, com essas medidas o país estará livre esse descaso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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