Por Myle23
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#42223
O câncer é uma das doenças que mais matam no mundo. Dentre os vários tipos de câncer, o de pulmão é um dos mais recorrentes. O câncer pulmonar está diretamente ligado ao tabagismo, fator que também contribui para o aparecimento de diversas doenças outras enfermidades. Os malefícios do cigarro são notáveis no Brasil e no mundo.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é causa da morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano. Uma parcela dessas mortes é de fumantes passivos, cerca de 1,2 milhão. O uso de nicotina é causa de inúmeras doenças além do câncer, como leucemia, tuberculose, infecções respiratórias, impotência sexual, entre outras.
Paralelamente ao número de mortes, nota-se, também, um crescimento significativo no uso da nicotina entre os jovens. Dados de uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde apontam que a taxa de jovens fumantes subiu de 7,4 % em 2016 para 8,5% em 2017. Esse acréscimo pode ser explicado pela popularidade de ferramentas como o narguilé e os cigarros eletrônicos, que dão uma falsa sensação de serem menos nocivos à saúde que o cigarro convencional.
Fica nítido, assim, a urgência de uma intervenção robusta no quadro. O Ministério da Saúde em parceria com o Governo Federal e as escolas devem desenvolver políticas públicas de conscientização e combate ao tabagismo. É míster que informação sobre os efeitos adversos do uso do tabaco cheguem a toda a população, sem exceções. Para tanto, palestras nas escolas e campanhas com engajamento de jovens e adultos devem ser feitas, no intuito de levar informação à população no geral, visto que é necessário trazer o assunto à tona para que o combate ao seja efetivo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
119 Exibições
por Dreyy
1 Respostas 
130 Exibições
por Steffresende
0 Respostas 
118 Exibições
por mari636
0 Respostas 
105 Exibições
por Vitx
0 Respostas 
120 Exibições
por RayhHolanda
0 Respostas 
96 Exibições
por rebeccafroio
0 Respostas 
83 Exibições
por Pedro017
0 Respostas 
66 Exibições
por nthl
5 Respostas 
309 Exibições
por Mateus11111
1 Respostas 
66 Exibições
por thaysilvaah
Desperdício de alimentos

A construção federal de 1988 feita n[…]

A Constituição de 1988 garante igual[…]

A fome no Brasil

É notório que a fome é um pro[…]

Nos anos 500,a.c, já dizia Pitágoras[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM