A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido no uso do tabaco, que gera por consequência do consumo o tabagismo. Segundo os dados obtidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde), 10% da população brasileira é dependente do consumo do tabaco. Atualmente, o tabaco é considerado como o mal do século, devido aos diversos malefícios a saúde, incluindo também a maior causa de mortes ao redor do mundo, após render aproximadamente 7 milhões de vítimas por ano. Diante do exposto, a venda desse produto incentiva gradualmente a compra, por ser considerada uma droga recreativa comum e muito popular isso traz grande impacto social, no âmbito social e coletivo presente em todo território brasileiro. Além da questão social é perceptível notar o peso que o tabaco carrega em toda área médica.
Faz-se mister, ainda, salientar a venda e o consumo do tabaco como impulsionador do tabagismo. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações políticas, econômicas e sociais é a característica da “modernidade líquida” vivida no século XXI. Diante de tal contexto, o tabagismo é a doença que representa os maiores riscos de câncer pulmonar no período atual. Seu uso é proibido em locais públicos afim de evitarem a contaminação do ambiente pela fumaça do produto. Informações dadas pela OMS confirmaram que cerca de 80% da população brasileira são de baixa renda, e não tem acesso aos serviços de saúde e saneamento básico, o que dificulta a qualidade de vida.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas públicas que visem à construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que promover palestras educativas nas escolas e na comunidade sobre os danos do tabaco através do Ministério da Saúde e instituições relacionadas o quadro seria diferente. Reforçando o tratamento médico dos doentes com auxílio do governo, o Brasil poderia superar o tabagismo na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada