Em primeira análise, vale destacar que uma das causas latentes para situação dos jovens nas ruas é a falta de debate , principalmente por meio da mídia. A fim de comprovar o que foi dito , de acordo com o filósofo Pierre Bourdieu , o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser revertido como forma de opressão. Seguindo essa premissa , é perceptível que o silenciamento da mídia causa um desconhecimento na população sobre tal panorama, fazendo com que a situação desses jovens se torne mais difícil de se resolver.
Ademais , outra causa para configuração de tal problemática é uma lacuna na base educacional familiar . Segundo o filósofo Paulo Freire , não podemos falar em educação sem antes haver amor . Sob esse viés, observa-se que quando não há uma relação favorável no ambiente familiar, muitos problemas podem vir a surgir e, acabar por frustrar os jovens que ainda estão a desenvolver sua própria opinião , fazendo com que esses acreditem que a melhor opção é sair de casa.
Portanto , é mister que o estado tome medidas para reverter o quadro atual. É papel do Ministério da Educação em conjunto com a "ANCINE" produzir comerciais informativos , por meio de verbas governamentais, a fim de abranger o conhecimento da população sobre os jovens moradores de rua. Outrossim , esses comerciais deverão passar em canais abertos de televisão , visando alcançar um número maior de pessoas . Pois ,dessa maneira, o Brasil se tornará um lugar melhor e casos como o de "Chiquititas" não acontecerão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.