De início, vale ressaltar que a falta de cuidado governamental fomenta os dilemas da saúde alimentar. Segundo o Contrato Social — proposto pelo contratualista John Locke — cabe ao Estado fornecer medidas que garantem o bem-estar coletivo. Contudo, isso não é praticado no espaço brasileiro, visto que o Estado não aprovisiona precauções para garantir o bem-estar dos cidadãos de maneira plena. Com isso, parte da população carece de cuidados nutritivos, o que além de evidenciar o contexto de Brás Cubas vai de encontro ao Contrato Social. Desse modo, políticas públicas tornariam possível maior acesso ao direito à saúde alimentar garantido pela Magna Carta de 1988.
Em conjunto, urge analisar a desigualdade social frente aos impasses da saúde alimentar. A crise de 1929, marcada pela quebra da Bolsa de Nova York, foi seguida por uma grande depressão econômica que resultou na falência de diversas empresas, e no aumento da pobreza e do desemprego. Sob essa ótica, tal premissa associa-se ao mundo contemporâneo, visto que os revés surgem em detrimento das regras do capitalismo, em que parte da sociedade não usufruem de tais benefícios como outros, o que justifica o contraste coletivo. Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa conjuntura.
Logo, medidas são vitais para atenuar os impasses da saúde nutritiva. Cabe ao Governo Federal acionar o Ministério da Saúde, responsável pela assistência ao bem-estar físico de todos os brasileiros, através de verbas provenientes da contribuição pública, promover encontros com profissionais especializados em tal área — como consultas em espaços públicos —, além de distribuir materiais impressos e virtuais com várias dicas auxiliando na saúde alimentar no dia a dia, afim de proporcionar para todos o acesso à saúde alimentar. Assim, poder-se-á concretizar o Contrato Social proposto por John Locke e criar um legado de que Brás Cubas pudesse se orgulhar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.