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Por jheromagnoli
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#41860
Não restam dúvidas que a manifestação é um instrumento de democracia, visto que os cidadãos se mobilizam para defender seus posicionamentos e lutar por uma causa em comum, um exemplo disso foi o marcante protesto nas ruas para o impeachment da ex-presidente Dilma em 2015. No entanto, há atitudes da oposição e do extremismo que prejudicam e comprometem a credibilidade dos movimentos sociais.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a oposição tem uma grande relevância no contexto político. Sabe-se que não se trata apenas de uma discordância de opiniões, mas de fiscalizar, criticar e, em alguns casos, até sabotar com o intuito de enfraquecer o partido oposto. Acontece que, principalmente no cenário atual, os grupos contrários tendem a propagar informações falsas, a popularmente conhecida "fake news".

Outro aspecto a ser abordado é o do extremismo, quando um número de pessoas buscam meios extremos e drásticos para a resolução das questões sociais. Reconhece-se que essa espécie de opinião pública gera delitos politicamente motivados e que existe um crescimento desse tipo de posicionamento. Consequentemente, ocasionará o aumento da violência e o retrocesso da democracia.

Portanto, cabe ao Estado priorizar o acesso à educação, por intermédio do Ministério da Educação e suas secretarias educacionais para gerar o interesse nos estudantes em se posicionar politicamente, socialmente e economicamente. Além disso, a atuação do Governo Federal proporcionará um debate político focado nas causas sociais, o que refletirá na queda da violência no país e no aumento das melhorias sociais. Vale frisar ainda, na conscientização e na divulgação dos movimentos sociais para que a sociedade fique a par dos objetivos dessas organizações, sem se alienar em "fake news".

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por Ashiley
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#42085
@jherodrigues

Erros
Correção dos erros
Comentários
Os 5 elementos
Outras observações

Introdução
Não restam dúvidas que a manifestação é um instrumento de democracia, visto que os cidadãos se mobilizam para defender seus posicionamentos e lutar por uma causa em comum, um exemplo disso foi o marcante protesto nas ruas para o impeachment da ex-presidente Dilma em 2015. No entanto, há atitudes da oposição e do extremismo que prejudicam e comprometem a credibilidade dos movimentos sociais.
:arrow: Sua introdução está um pouco desorganizada, o ideal seria a meu ver, o repertório sobre a Dilma ser inserido no início e a explicação inicial ser feita posteriormente. De resto, está OK!

Desenvolvimento 1
Antes de mais nada, é importante ressaltar que a oposição tem uma grande relevância no contexto político. Sabe-se que não se trata apenas de uma discordância de opiniões, mas de fiscalizar, criticar e, em alguns casos, até sabotar com o intuito de enfraquecer o partido oposto. Acontece que, principalmente no cenário atual, os grupos contrários tendem a propagar informações falsas, a popularmente conhecida "fake news".
:arrow: O que faltou no seu parágrafo foi um repertório. Você argumentou, mas não expôs algo para que te ajudasse a comprovar suas afirmações, isso prejudica a C2!

Desenvolvimento 2
Outro aspecto a ser abordado é o do extremismo, quando um número de pessoas buscam meios extremos e drásticos para a resolução das questões sociais. Reconhece-se que essa espécie de opinião pública gera delitos politicamente motivados e que existe um crescimento desse tipo de posicionamento. Consequentemente, ocasionará o aumento da violência e o retrocesso da democracia.
:arrow: Seu desenvolvimento foi curto assim como o anterior e você novamente não inseriu repertório algum para fundamentar seu argumento. Dessa forma, você apenas argumenta sem de fato confirmar! Além disso, use de preferência melhores conectores no início dos parágrafos, pois a falta deles te prejudica na C4!

Conclusão
Portanto, cabe ao Estado (agente) priorizar o acesso à educação (ação), por intermédio do Ministério da Educação e suas secretarias educacionais (meio/modo) para gerar o interesse nos estudantes em se posicionar politicamente, socialmente e economicamente. Além disso, a atuação do Governo Federal proporcionará um debate político focado nas causas sociais, o que refletirá na queda da violência no país e no aumento das melhorias sociais (efeito/finalidade). Vale frisar ainda, na conscientização e na divulgação dos movimentos sociais para que a sociedade fique a par dos objetivos dessas organizações, sem se alienar em "fake news".
:arrow: Sua proposta parece ter quatro elementos, pois a meu ver não há um detalhamento específico ou ao menos evidente. 160 na C5!


O que falta no seu texto principalmente são os repertórios. A ausência dos repertórios te prejudica muito na competência 2, melhore principalmente nesse ponto. Bons estudos! :D
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Por jheromagnoli
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#42092
@Ashiley, muuito obrigada! ;)

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Por Jeniffeeee
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#42268
@jherodrigues, concordo com tudo o que a Ash disse e não tenho nada a acrescentar. Aconselho que você estude mais sobre a estrutura da redação, principalmente sobre o desenvolvimento. A sua parte gramatical é muito boa!
É isso, se quiser pode me marcar na próxima :D

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
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Por jheromagnoli
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#42292
@Jeniffeeee, obrigadaa! Pode deixar que vou estudar sim, já até separei algumas aulas :D

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