Antes de mais nada, é importante ressaltar que a oposição tem uma grande relevância no contexto político. Sabe-se que não se trata apenas de uma discordância de opiniões, mas de fiscalizar, criticar e, em alguns casos, até sabotar com o intuito de enfraquecer o partido oposto. Acontece que, principalmente no cenário atual, os grupos contrários tendem a propagar informações falsas, a popularmente conhecida "fake news".
Outro aspecto a ser abordado é o do extremismo, quando um número de pessoas buscam meios extremos e drásticos para a resolução das questões sociais. Reconhece-se que essa espécie de opinião pública gera delitos politicamente motivados e que existe um crescimento desse tipo de posicionamento. Consequentemente, ocasionará o aumento da violência e o retrocesso da democracia.
Portanto, cabe ao Estado priorizar o acesso à educação, por intermédio do Ministério da Educação e suas secretarias educacionais para gerar o interesse nos estudantes em se posicionar politicamente, socialmente e economicamente. Além disso, a atuação do Governo Federal proporcionará um debate político focado nas causas sociais, o que refletirá na queda da violência no país e no aumento das melhorias sociais. Vale frisar ainda, na conscientização e na divulgação dos movimentos sociais para que a sociedade fique a par dos objetivos dessas organizações, sem se alienar em "fake news".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.