Cabe levantar, em primeiro plano, o silenciamento dos veículos de comunicação sobre a problemática. Aplicado esse cenário, em 2011, foi promulgada a lei 12.456, em que a veiculação de publicidade tabagista foi proibida, contudo, pode notar-se após isso, a quietude dos meios de difusão de informação em prol de desconstruir o império em torno do cigarro no campo juvenil. Desse modo, perpetuando os entraves para uma juventude brasileira livre dessa mazela, que é impropriamente amparada pelo fator educacional.
Vale ressaltar, além disso, o apoio inconsequente dado pelas instituições a esse transtorno. Nesse sentido, o filósofo alemão, Arthur Schopenhauer, assume que o erro do homem é trocar a sua saúde por qualquer outra vantagem, ademais, quando os indivíduos mais novos caem nesse equívoco, por muitas vezes, ele poderia ser evitado por ações educativas edificadoras. Dessa forma, caso não se tenha o combate no meio escolar, os jovens irão continuar trocando sua saúde pelo fumo.
Pode-se inferir, portanto, a necessidade de mitigar o impasse quanto ao tabagismo entre os jovens brasileiros. Para isso, o MEC, órgão responsável pela educação, em parceria com a mídia, devem promover campanhas publicitárias, em que o material seja retirado por meio de atividades realizadas nas escolas, que tenham por fim, propagar alternativas realizáveis, por conseguinte, quebrando o silenciamento midiático e o negligenciamento escolar. Assim, transformando os jovens em verdadeiros agentes da mudança idealizados por Gandhi.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.