De acordo com uma pesquisa de 2019 da empresa GlobalWebIndex, o Brasil é o segundo país do mundo que passa mais tempo em redes sociais, com uma média de 225 minutos por dia. Por conseguinte, devido ao tempo gasto nas mídias, o brasileiro fica mais suscetível a pessoas mal intencionadas que podem utilizar seus dados públicos para o mal, como um meio para acessar suas informações privadas.
Dessa forma, vale ressaltar que, apesar dos inúmeros benefícios ofertados pela internet, é preciso saber usá-la com responsabilidade. Muitas vezes, principalmente crianças e adolescentes não tomam precauções acerca da sua privacidade online, negligenciando os perigos, colocando em risco não só a sua segurança, mas também a da sua família. Prova disso, são os evidentes aumentos de casos de jovens que são vítimas de pedófilos através da rede.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Desse modo, cabe ao governo e ao estatuto da criança e do adolescente adotarem uma idade mínima para o uso das mídias, por meio da verificação do RG, para que dessa maneira seja mais difícil burlar os verificadores de idade de alguns sites. Além disso, é mister que as redes sociais reduzam a quantidade de informações pessoais pedidas, para que dessa forma fique bem definido os limites entre o público e o privado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.