De acordo com Albert Einstein – tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade. Com a atual geração de jovens que anseia passar cada segundo usando tal ferramenta manuseada de forma tão inconsequente.
Cerca de 86% dos jovens brasileiros entre 9 e 17 anos utiliza a internet em excesso, sendo que quando mais jovens a população maior será o tempo de uso geral. A empresa de pesquisa Global Weblndex, com sede em Londres, analisou que o Brasil vem em segundo lugar no ranking com 225 minutos online em 2019.
Vale ressaltar que os jovens em pleno século XIX dispõe a melhor ferramenta do qual possui milhões de informações em tempo real no mundo todo, porém utilizam de forma incorreta usufruindo seu tempo oline em redes sociais.
Está ferramenta tecnológica prejudica as atividades do cotidiano, afastando-se de relações sociais e familiares, interferindo o contato humano do qual é de grande importância para o para os seres humanos nos conectar com as pessoas. No entanto esta dependência pode gerar intensos efeitos negativos para para as crianças e adolescentes, causando ansiedade e falta de concentração, percebi-se também que os jovens vivem em um mundo digital sem supervisão dos pais, trazendo esses impactos negativos para eles.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário negativo para que isso ocorra o MEC, juntamente com o ministério da cultura devem desenvolver palestras em escolas, por meio de entrevistas com vítimas dependentes de um mal necessário. As escolas também devem integrar essa tecnologia para fins didáticos entre os alunos, portanto devem estabelecer uma discussão democrática para estabelecer um acordo sobre onde como utilizar os celulares,pois como mencionei anteriormente que esse dispositivo provém uma quantidade imensurável de informações que ocorrem em tempo real por todo o mundo, proporcionando conteúdos de pesquisa e auxílio da educação para jovens.
Além disso, a mídia pode contribuir com propagandas que alertem os principais transtornos e sintomas causados pelo uso excessivo do celular, possibilitando que os pais possam detectar essas mudanças comportamentais em seus filhos. Neste sentido, o intuito de tal ação deve trazer aos jovens uma compreensão mais ampliada sobre os riscos e o efeito que este dispositivo tecnológico causa quando mal manuseado. Sendo assim esse problema será deliberado gradativamente erradicado para uma melhoria necessária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.