Em primeiro plano, compreende-se a falta de investimento na educação por parte do Governo um dos contribuintes para tal problemática. À vista disso, em 2016 foi aprovada a PEC 241 (Proposta de Emenda Constitucional), a qual congela os gastos com a educação durante vinte anos. Nessa perspectiva, vê-se parcelas da população—ênfase dada aos indivíduos de regiões rurais e periféricas— sofrendo os impactos de tal ação, haja vista que o dinheiro vetado poderia estar sendo investido em construções de mais escolas e materiais de estudos para alunos de baixa renda. Diante disso, é fundamental o auxílio do Estado para um maior desenvolvimento social.
Por conseguinte, a carência de apoio educacional para tais parcelas da população atrapalha uma maior ascensão social, visto que parte dessas pessoas ficam a mercê dos malefícios mundanos. De acordo com a ativista Malala Yousafzai, "quando o mundo está silencioso, até uma voz se torna poderosa". Nesse âmbito, entende-se que a ausência de suporte para esses indivíduos, ou seja, o silêncio dos canais de educação, oferece oportunidades para vozes do mundo afora, isto é, caminhos considerados mais "fáceis" , como o tráfico de drogas, exercido por crianças que muitas das vezes se mostram influenciadas a praticar tais ações, seja por necessidades econômicas, ou até mesmo falta de conselhos de base educacional. Dessa forma, boa parte da sociedade se mantém retrógrada no que se refere essas transformações sociais.
Portanto, diante do exposto, percebe-se que medidas são necessárias para resolver o impasse. Então, o Governo, por meio do Ministério da Educação, deve direcionar verbas as escolas, estas serão focadas, principalmente, em zonas rurais e periféricas, voltadas na construção de mais instituições e no auxílio de campanhas nessas redes, onde se terá palestras que vão falar sobre a importância e os maléficos da vida sem uma educação, além disso, a partir do dinheiro, será fornecido materiais de apoio aos estudantes com condições econômicas baixas. Com isso, fita-se mobilizar camadas esquecidas da sociedade ao caminho das suas transformações. Somente assim, a educação poderá exercer mais influência nos seres humanos, como propõe a ideia de Immanuel Kant.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.