Em primeiro lugar, convém ressaltar que, apesar do avanço da tecnologia, os números de leitores ainda não é satisfatório e o analfabetismo vem evoluindo. No entanto, vale lembrar, que nem todos tem acesso a livros e alfabetização, como no caso de Alagoas, que de acordo com o IDH, tem o maior índice de analfabetismo do Brasil. Isso se dá tanto pelo descaso do governo quanto pela falta de condições financeiras da população.
Outrossim, é importante destacar, que, geralmente, para obter - se um hábito de leitura, não é só dever da escola, mas, também, é necessário incentivo e exemplos de leitores do meio social de um indivíduo.
Dessa forma, medidas precisam ser tomadas para que o hábito da leitura seja mais praticado pela população brasileira. Para isso, é necessário que o Ministério da Educação invista em bibliotecas das escolas públicas para que os alunos das instituições tenham acesso a livros de diversos gêneros gratuitamente. Além disso, seria de grande importância, professores e pais incentivar seus filhos e alunos a ler e alertá - los do quanto o hábito da leitura é importante. Assim, o número de analfabetismo reduzirá juntamente com o vocabulário pobre da população brasileira, fazendo - se, uma sociedade rica em conhecimentos e criatividades, assim como Anne.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.