luxo para poucos ou hábito acessível?
A cada dez brasileiros, oito afirmam que se esforçam para ter uma alimentação saudável e admitem estar satisfeitos com as refeições. No entanto também há a má alimentação, responsável por uma em cada cinco mortes no mundo inteiro, segundo pesquisa no ano de 2017.
Os alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, raízes, carnes e ovos são excepcionais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças, como a diabetes, hipertensão e obesidade. Já uma má alimentação equivale a uma dieta pobre em consumo de frutas, legumes, cereais, grãos e o consumo excessivo de sódio e açúcar, o que ocasiona doenças cardiovasculares, obesidade, sobrepeso, diabetes e até mesmo câncer.
Embora seja de extrema importância manter uma ingestão de alimentos saudáveis, não significa que é proibido comer gorduras ou doces, é permitido desde que seja moderado.
Dessa forma é significativo manter bons hábitos como, variar o cardápio sempre, deixando o prato mais colorido possível e livre de agrotóxicos, beber bastante água, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e praticar bastante exercícios físicos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.