Por Nataliaaah
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#41724
Em O auto da barca do inferno Gil Vicente, o pai do teatro português, tece uma crítica ao comportamento vicioso do século XVI. Fora da ficção o Brasil do século XXI demonstra as mesmas conotações no que se refere ao combate do tabagismo entre jovens brasileiros. dessa forma, em razão do silenciamento e da lacuna educacional emergente um problema complexo que precisa ser resolvido.
Primeiramente é preciso salientar que a falta de debate é uma causa latente do problema. Segundo Foucault, na sociedade, pós-moderna muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. De acordo com o ministério da Saúde 1,8 milhões de adolescentes com 12 e 17 anos já experimentou cigarro pelo menos uma vez, o modismo de narguile, e cigarros eletrônicos são presentes entre jovens e adolescentes alegando não causar mal à saúde silenciando totalmente os riscos.
Em segundo plano outra causa para a configuração do problema é a ausência educacional, de acordo com o filósofo Kant "o ser humano é resultado da educação que teve". Sob essa lógica, se há um problema social a como base uma falta educacional. No que tange o uso de tabaco entre jovens verifica-se uma forte influência dessa causa, uma vez que as escolas não tem cumprido o seu papel, visto que não tem trazido esses conteúdos para sala de aula.
Portanto uma intervenção faz-se necessária. Para isso é preciso que as escolas, em parcerias com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversas e debates sobre a questão no ambiente escolar.tais eventos podem ocorrer no período contraturno, contando com a presença de professores, médicos e especialistas para mostrar a realidade além disso, esses eventos devem ser abertos a comunidade a fim de que mais pessoas compreendam a importância do combate ao uso de tabaco entre os adolescentes e se tornem cidadãos atuantes na busca de resolução. A partir dessa ação, poderá se consolidar um Brasil mais saudável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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