Em primeiro plano, é necessário ressaltar que a democracia é um fator fundamental no desenvolvimento de um país. Contudo, um elemento vem ostensivamente - na última década - interferindo nessa dinâmica: As campanhas de desinformação. Segundo uma pesquisa realizada pela Folha de São Paulo, cerca de 30% dos eleitores acreditavam em, ao menos, uma notícia comprovadamente falsa, durante as eleições presidenciais de 2014, com esses números dobrando em 2018. Diante do exposto, é inadmissível que notícias falsas interfiram no imprescindível exercício da democracia, ao manipular intelectualmente a população, ao custo da reputação de algum agente político.
Faz-se mister, ainda, salientar o risco ao indivíduo que "fake news" representam. Com o surgimento das redes sociais, a disseminação de informações ganhou dimens nunca antes vistas, com uma simp publicação atingindo milhares de pessoas. Entretanto, quando a informação é falsa, pode gerar impactos irreversíveis à determinados indivíduos. Em 2017, na cidade de São Paulo, após ser compartilhado em redes sociais um suposto crime sexual, um homem foi morto a tiros pela população local, porém, pouco tempo depois foi esclarecido que as informações compartilhadas eram falsas - tarde demais.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a atenuação dos impactos da problemática. Dessa maneira, urge que o Parlamento Brasileiro deve, através de emendas constitucionais, aumentar as punições à quem, deliberadamente, compartilhe notícias falsas, além de exigir das redes sociais maior controle sobre o conteúdo compartilhado, afim de evitar a propagação de desinformação. Com tais ações, o Brasil poderá superar as "fake news".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.