Por KarenCamiS
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#41539
Segundo o pensamento do jornalista Émile-Auguste Chartier, “O trabalho é a melhor e a pior das coisas: a melhor, se for livre; a pior, se for escravo.”. Esse pensamento, mesmo nos dias atuais, mostram uma realidade quase sempre ignorada e pouco comentada pelos veículos de mídia.
Mesmo que a escravidão tenha sido abolida a 132 anos atrás, o Brasil possui cerca de 161 mil pessoas em situação de trabalho escravo. Ainda que, em comparação com outros países, o índice seja baixo, o número ainda é alarmante. A concentração de pessoas exploradas acontece principalmente em áreas rurais, em especial no cerrado e na Amazônia. A maioria desses indivíduos tem baixa escolaridade e se submetem a esse tipo de trabalho em busca de melhores condições.
Apesar do código penal proibir que uma pessoa seja submetida a um regime escravo ou até mesmo tratada como mercadoria, alguns cidadãos não sabem dos seus direitos, e por isso, aceitam formas de trabalho aonde são privadas de sua liberdade. Em alguns casos, essas pessoas são enganadas e obrigadas a prestar serviços sem remuneração. Um dos fatores que contribuem para essas situações são a pobreza e a falta de oportunidades.
É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para que indivíduos em situações de miséria tenham possibilidades de melhorar de vida. Com isso, programas sociais devem ser criados para a capacitação de pessoas carentes, a fim de que a população tenha qualificação para vagas de empregos. Além disso, é importante que cada um tenha consciência dos próprios direitos, para que assim todos tenham liberdade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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