Primeiramente, segundo um relatório publicado pela APA (American Association), nos Estados Unidos, crianças e adolescentes expostos a violência na televisão tem a tendência a desenvolver comportamentos agressivos, por conta desses estarem psicologicamente em formação, assim absorvendo a maior parte dessas informações que estão sendo apresentadas. Desta maneira, fica explícito o quão nocivo são os noticiários que por sua vez exploram a barbaridade, fragilidade humana e insegurança em troca de um alto índice de audiência, e com isso afetando ainda mais a geração futura, uma vez que essas crianças cresçam com uma imagem distorcida do mundo, fazendo parte de formação de caráter desse indivíduo.
Por consequência dessa exposição maciça estão a aprendizagem social e a dessensibilização diante de cenas violentas, ou seja, crianças e adolescentes que assistem muitos programas violentos tendem a amenizar o sofrimento do outro. Segundo a "APA" relata que programas infantis têm vinte cenas violentas a cada uma hora, assim, provavelmente, após assistirem um jornal ou até mesmo um desenho na televisão com apologia a violência, tendem a se comportar de maneira nociva com os outros a sua volta. A exemplo disso, na reportagem da "A Gazeta" de 2013, onde relata que dois irmãos de onze e treze anos de idade estavam brincando de "treinar luta" com o irmão mais novo, mas essa "brincadeira" acaba em tragédia com a morte de uma criança de 3 anos de idade. Assim, a proliferação de conteúdos violentos na mídia, contribuiu para a agressividade e a insensibibidade em seus atos.
Portanto, é necessário que o ministério da propaganda e o Estado atue juntos para proteger crianças e adolescentes, por meio da conscientização através de propagandas para auxiliarem os pais a terem controle no conteúdos vistos pelos filhos. Além disso, deve ser proposto um projeto de lei que deve ser entregue à câmera dos deputados, que nele deve conter um controle da exibição e espetacularização de notícias e programas que exploram de atos violentos, estabelecendo limites de detalhes em canais abertos. E com essas medidas, pretende-se ter uma sociedade mais saudável, freando a Cultura midiática da violência.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.