O que é o SUS? Pode ser definido por Sistema Único de Saúde, no qual foi criado em 1988 pela constituição federal brasileira que determina o dever do estado garantir a saúde da população, garantindo assim, assistência médica, gratuita, a toda população, seguindo seus princípios doutrinários: Universalidade, equidade e integralidade
Dessa forma podemos estabelecer que o SUS é para todos, atendendo cada um, individualizando suas necessidades, vendo o cidadão de forma integral, ou seja, como um todo, abordando os aspectos físicos e psicológicos, proporcionando o bem estar do mesmo. Porém, ainda há falhas e muito para chegar no ideal. O mesmo apresenta alguns problemas, como as filas enormes onde para marcar uma consulta leva meses; falta de profissionais ou profissionais desqualificados e estrutura sucateada, mostrando falta de leitos e o aumento do índice de mortes em sistema público. Muitos procuram por atendimento particular para evitar a demora, mas nem todos tem condições para fazer o mesmo, os deixando sem outra opção.
Em contra-partida o sistema tem evoluído muito relacionado ao atendimento médico, onde sustenta a realização de exames, cirurgias, consultas e medicações, como também a vigilância sanitária que fiscaliza os restaurantes em que comemos, validade em produtos e armazenamento em mercados, ou a epidemiológica, que é responsável pelas vacinas distribuídas para a comunidade sem custo nenhum. Foi criado também o programa "MaisMédicos" com intuito de aprimorar o atendimento fornecendo maior quantidade de médicos para os pacientes otimizando assim as consultas.
Conclui-se desta forma que, apesar de não ser perfeito, SUS está buscando constante evolução, e presente no nosso dia-a-dia em muitas coisas. Devemos então
valorizar o mesmo. Se há alguma dúvida sobre o uso do sistema, basta pesquisar mais sobre, já que é um assunto que repercute bastante entre os brasileiros. Podemos também olhar para as diversas campanhas já existentes, epidemiológicas da dengue, de vacinação, campanhas sobre o uso do preservativo, na qual aborda a educação sexual e etc. Há várias plataformas para sanar as dúvidas, como o site do ministério da saúde, dando total assistência a população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.