Há poucos meses atrás todos eram livres para irem e virem sem terem o fardo de carregarem mortes sobre os ombros. Agora o mundo mudou, manter-se em casa é a atitude que poupa milhões do sofrimento e milhares da morte. O isolamento social é a arma mais poderosa contra o Covid-19, porém o governo federal a desdenha, se preocupa apenas com o capital, não percebe que mais doentes e mortos resultam em mais prejuízos.
Um estudo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) comprovou que o isolamento social no mês de maio poupou 118 mil vidas, evitou 9,8 milhões de novos infectados e economizou R$ 17,5 bilhões ao prevenir por volta de 1,095 milhão de casos graves. Um detalhe deve ser ressaltado, em maio a taxa de isolamento foi de 44%, esta taxa está longe dos 70% que é considerado a taxa ideal.
Na Columbia Britânica (British Columbia, B.C), província canadense localizada na costa oeste, foram tomadas medidas rígidas de isolamento desde o início da pandemia em 24 de fevereiro, grande parte do comércio foi fechado e testes foram realizados. Em maio parte da economia foi reaberta, no mês seguinte já era permitido viagens, entre julho e agosto as medidas se tornaram ainda mais flexíveis. Atualmente já é possível transitar e frequentar serviços presenciais. O sucesso de B.C é um reflexo das demais províncias.
É notável que o isolamento traz ótimos resultados, poupa vidas e a economia. Mas o governo federal nada contra a correnteza, suas medidas não evitam a sangria da economia, na verdade apenas a dilacera. O Brasil se mantém graças as iniciativas de prefeitos e governadores, mas nada eficaz. O país precisa de Brasília, necessita do ministério da saúde e clama por um ministro digno.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 2. O participante desenvolve texto que não contempla a proposta de redação: desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual que não a dissertativo-argumentativa – por exemplo, faz um poema, descreve algo ou conta uma história.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 3. O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 4. O participante apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto. Não há a presença de conectores ou estes estão sendo usados de forma equivocada, confundindo o estabelecimento de sentido.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.