Por MaryWhite
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No poema “No meio do caminho”, o escritor Carlos Drummond de Andrade revela, de forma metafórica, a existência de obstáculos no percurso da sociedade. De forma análoga, percebe-se que a obsolescência programada está se tornando cada vez mais uma pedra no meio do caminho da sociedade moderna. Tal questão está intrinsecamente ligada ao consumismo exacerbado e ao descarte incorreto de lixo eletrônico.
Em primeiro plano, é importante ressaltar que a obsolescência programada está diretamente ligada ao consumismo, uma vez que é um recurso utilizado por fabricantes para induzir o consumidor a comprar novos produtos, por meio de curtos prazos de validade e poucas chances de reparo para produtos quebrados, em especial no ramo dos celulares. Dessa forma, a obsolescência programada mantém o consumo ativo na sociedade, gerando um ciclo vicioso que permite ao capitalismo funcionar de forma plena.
Em segundo lugar, é perceptível que na sociedade moderna o descarte do lixo eletrônico não é ainda uma preocupação real, visto que grande parte da população, em especial a brasileira, não conhece os riscos do descarte incorreto desses materiais. De acordo com um relatório da Universidade das Nações Unidas, de julho de 2020, o planeta produz cerca de 53 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, dado que demonstra o tamanho do problema enfrentado atualmente, uma vez que a maioria desse lixo não é descartado adequadamente.
Diante disso, é necessário que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em parceria com o Ministério da Educação e Cultura, formule um programa educacional, que implemente, em escolas de nível fundamental e médio, a educação correta sobre o descarte de lixo eletrônico, para que haja uma democratização do acesso ao conhecimento e, também, uma base para um futuro melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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