A produção cinematográfica “Desafiando Gigantes” elucida a importância do futebol americano para fomentar a persistência e a superação dos entraves emocionais. Desse modo, a obra elenca um cerne relevante, no que se diz respeito ao papel transformador do esporte, visto que o processo de socialização e treinamento envolvem construções éticas e morais para o indivíduo. Entretanto, no Brasil, essa esfera é pouco incentivada, especialmente nas áreas periféricas do país, o que impede a plena democratização do esporte. Assim, é pertinente grifar que, embora a prática esportiva seja responsável pela ascensão moral do indivíduo, o escasso investimento estatal nesse âmbito cria um cenário problemático que precisa ser solucionado.
Em primeiro lugar, as tarefas desportivas possibilitam a formação de virtudes essenciais para a elevação ética do praticante. Nesse viés, consoante o filósofo iluminista Immanuel Kant, o “Esclarecimento” constitui-se como um nível de liberdade intelectual e social, no qual o ser humano sai da menoridade para alcançar a plenitude moral e racional. Posto isso, as modalidades esportivas são galgadas de valores, tais como a cooperação e a persistência, tendo em vista que o processo de treinamento exige disciplina, a fim de tornar a vitória uma consequência do esforço do esportista. Dessa forma, a partir da integração do praticante em modalidades que respaldam esses princípios, a exemplo do judô- que exige do indivíduo respeito à hierarquia e disciplina- há a formação de cidadãos mais responsáveis e preenchidos com valores sadios.
Em contrapartida, mesmo diante da transformação possibilitada por essa esfera, o Estado não direciona investimentos para o esporte nas áreas periféricas do país, o que priva esses brasileiros de admitir os seus direitos. Nesse sentido, a obra “O Cortiço”, do escritor Aluísio de Azevedo, expõe a desassistência às periferias brasileiras, posto que o cortiço é imerso em um âmbito sem acesso à garantias básicas. Sob essa análise, o escrito assemelha-se à realidade, visto que os ínfimos investimentos na produção de políticas públicas nos entornos urbanos, como espaços específicos para práticas esportivas e aulas gratuitas de diversas modalidades para os moradores, torna nítida a falta de priorização governamental nesse aspecto. Consequentemente, o papel de garantidor dos direitos básicos, como o acesso ao lazer, é negligenciado, e a população vulnerável é impedida de alcançar os benefícios morais dos esportes, como abordado no filme.
Fica claro, portanto, que é preciso resolver a despriorização governamental, no intuito de maximizar os benefícios fornecidos pelo esporte. Logo, cabe a Secretaria Especial do Esporte- inclusa no Ministério da Cidadania- o desenvolvimento de um plano de investimentos nas práticas desportivas, a partir do mapeamento das áreas vulneráveis do Brasil, por intermédio da canalização de verbas estatais para a formação de novos projetos sociais e o melhoramento dos já existentes, a fim de promover a democratização esportiva e explanar a ascensão moral para todo o corpo social. Com efeito, a sociedade brasileira torna-se-á gozadora da persistência e superação, intermediada pelo esporte, assim como na produção cinematográfica.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.