Por MaryWhite
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No poema “No meio do caminho”, o escritor Carlos Drummond de Andrade revela, de forma metafórica, a existência de obstáculos no percurso da vida humana. De maneira análoga, o aumento no número de IST’s entre os jovens brasileiros tornou-se uma pedra no meio do caminho da sociedade moderna, visto que impede a efetivação do bem estar social. Tal fato está intrinsecamente ligado à educação sexual precária e à banalização sexual. Dessa forma, é imprescindível que hajam debates acerca do tema.
Em primeiro plano, percebe-se que a falta de uma efetiva educação sexual é uma das causas para o aumento expressivo dos casos de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), haja vista que, no Brasil, não existe tal preocupação em educar jovens quanto à vida sexual. Sem o acesso à informação, muitos jovens acreditam que o uso do preservativo masculino, popularmente conhecido como camisinha, é dispensável em casos onde não exista chances de gravidez, uma vez que acreditam que preservativos são apenas métodos contraceptivos. Em pesquisa de 2013 realizada pelo site UOL, seis a cada dez jovens, entre 15 e 24 anos, fez sexo sem o uso da camisinha no último ano, demostrando o agravante para o aumento de IST’s.
Em segundo lugar, a banalização sexual é extremamente agravante para o caso, visto que pessoas de todas as idades têm acesso à conteúdos sexuais, por meio da pornografia e da sexualização em diversos níveis da cultura, como músicas e filmes, o que promove a sexualidade cada vez mais precoce em adolescentes, além de, muitas vezes, desinformar tais jovens, pois não existe uma real preocupação em ensinar, apenas em lucrar e agradar ao público. A facilidade com que crianças e adolescentes conseguem consumir conteúdo sexual, principalmente por meio da internet, é bastante preocupante, sobretudo em razão do aumento nos casos de IST’s.
Dessa forma, cabe ao Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação e Cultura, formular uma proposta educacional, implementando a educação sexual como obrigatória em escolas de nível fundamental e médio, para que haja a democratização do acesso à informação e, também, uma base para que, no futuro, os dados sobre IST's sejam mais promissores. Além disso, é necessário que haja um maior controle sobre o acesso de crianças e adolescentes à pornografia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 176

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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