Avatar do usuário
Por EduardaBeatriz
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#41301
O filme "A menina que roubava livros" conta a história de uma jovem apaixonada por leitura que possui dificuldades para obter acesso aos livros devido a sua condição social e a proibição da disponibilização de alguns deles durante Segunda Guerra Mundial durante o século XX. Apesar de ser uma ficção, o fato da garota possuir empecilhos para ler determinadas obras ocorre de maneira análoga na sociedade atual. Diante desse cenário preocupante, surgem desafios relacionados à educação e a desigualdade social para a prática de leitura no Brasil.

Nesse contexto, é importante citar que os desafios surgem a partir da existência de escolas das quais não influenciam os estudante a adotarem o habito de ler. Nesse sentido, para o filósofo iluminista Voltaire, a leitura engradece a alma, sendo assim, nota-se a importância dessa prática no Brasil. Entretanto, a falta de influência no meio educacional dificulta o surgimento do pensamento crítico do indivíduo em relação aos conhecimentos didáticos dos quais proporcionam os livros.

Ademais, a desigualdade social destaca-se como grande empecilho para o acesso aos livros, pois muitos possuem preços altos e são indisponíveis em bibliotecas públicas. Dessa maneira, de acordo com o filósofo Confúcio, a diferença de condição social não se justifica. Logo, a baixa renda da população não é justificativa para a escassez da leitura no país, pois é evidente que nem todos recebem total apoio educacional.

Portanto, com a percepção dos desafios em questão, são necessárias medidas que resolvam a situação em questão. Para tal, é dever do Ministério da Educação - responsável pela qualidade educativa brasileira- exigir que as escolas públicas incentivem seus alunos ao hábito de ler, por meio da disponibilização de uma variedade de livros na biblioteca, a fim de fazer com que seja formada uma geração intelectual e com melhor compreensão leitora.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por araujogui
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#41311
Boa tarde, posso te mandar o arquivo da sua redação corrigida pelo wpp
33988270873
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
70 Exibições
por Giulyx00
0 Respostas 
39 Exibições
por Jessyieieie
0 Respostas 
78 Exibições
por darahssh
Caminhos para democratizar a leitura no Brasil
por Pqrasf    - In: Outros temas
0 Respostas 
67 Exibições
por Pqrasf
0 Respostas 
86 Exibições
por Nicolasnk23
0 Respostas 
129 Exibições
por Nicolasnk23
1 Respostas 
102 Exibições
por anauth
0 Respostas 
113 Exibições
por Kevelyn
0 Respostas 
311 Exibições
por karenzinha2
0 Respostas 
149 Exibições
por Amandabarros
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM