Em primeiro lugar, é importante destacar que a precariedade das celas como a falta de manutenção é a principal causa dessa problemática. Segundo o artigo 5° da lei te execução penal “ A falta de manutenção do encarceramento de um preso prejudicará o estado deplorável de saúde e também o seu caráter ressocializador”. Nessa perspectiva, é evidente que o indivíduo que vai para a prisão com a sua saúde 100% e de lá sai com doenças devido a micro-organismos patogênicos presentes no local de reclusão pela falta de manutenção nas celas, tem o seu papel ressocializador não eficaz, diante disso, voltam a cometer delitos . Dessa maneira, faz-se necessário o órgão responsável resolver tal problema.
Ademais, os abusos e agressões cometidas por agentes e policiais têm aumentado. Haja vista o caso do “ Massacre” do Carandiru, em São Paulo no ano de 1992, no qual oficialmente foram executados 111 presos . Nesse sentido, esse acontecimento histórico é visto na atualidade pelo despreparo desses agentes de segurança, e também, a precariedade das celas que os fazem cometer abusos e agressões. Dessa forma, as autoridades responsáveis devem intervir para resolver tal episódio.
Portanto, torna-se necessário e urgente resolver esse problema. Para isso, o Conselho Nacional penitenciário juntamente com o poder judiciário deverá reformar as penitenciárias e promover palestras, não só restritamente aos presos, mas a todos os agentes da administração pública, por meio da mídia e reuniões nas penitenciárias informando-os do dia e horário para tal realização, e isso acorrerá durante o período de banho de sol e a diligência será feita por profissionais qualificados no assunto, para que os encarcerados e os agentes de segurança vejam a importância da preservação da saúde física e mental dos detentos e agentes, e o real valor da pessoa humana que deve ser respeitado segundo o 5 artigo da Constituição Federal 88, para que os encarcerados não voltem a cometer mais delitos. Assim, aquela cena do T-Bag da série” Prison Break” e nem do “Massacre” que ocorreu no Carandiru em São Paulo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.