Vale ressaltar, a princípio, que o Governo deve garantir aos povos indígenas o direito a terra. No entanto, ele é um dos responsáveis por não ocorrer, uma vez que não há uma fiscalização adequada, que vise impedir a apropriação de terras dos índios e impedir os conflitos contra essa população. Diante disso, percebe-se uma transgressão do contrato social, proposto por Thomas Hobbes, segundo o qual cabe ao Estado garantir a todos os indivíduos os seus direitos , já que muitos índios estão perdendo suas terras e muitos casos, contra essas pessoas, de assassinatos estão ocorrendo.
Além disso, a sociedade brasileira vive o Capitalismo, o qual visa apenas o lucro, sem se importar com o próximo, o que colaborou para que a população dos índios seja constantemente atacada. Nesse sentido, é válido ressaltar que a agricultura, principalmente o agronegócio, está cada vez mais se expandindo pelo país em busca de lucro. Entretanto, essa expansão ocorre de forma muito violenta , já que essas empresas querem expulsar os indígenas dos territórios deles para plantar soja, por exemplo, o que ocasiona um enorme desmatamento e a destruição da cultura desses povos.
Portanto, é necessário medidas para minimizar essa problemática. Dessa maneira, cabe ao Estado, órgão responsável por garantir o bem-estar da sociedade, assegurar todos os direitos constitucionais dos povos indígenas, por meio de mutirões de fiscalizações, a fim de que as invasões de terras dessa população sejam minimizados. Ademais, cabe ao Governo criar novos projetos de leis que proíbem que o agronegócio, por exemplo, se expanda em territórios indígenas, a fim de que menos territórios dessa parcela da população sejam desmatadas. Assim, os brasileiros preservarão a diversidade desses povos, que foi extremamente destruída no Período Colonial.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada