Por Anto
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#40590
A urbanização do século XX gerou diversas inovações, as metrópoles são exemplos dessa evolução. Entretanto, possibilitou o aumento no tráfego de pessoas nas ruas e dificultou a mobilidade urbana sustentável. Os problemas gerados com tal inovação, são derivados da falta de investimentos no transporte público e alternativo, e pelos impactos negativos causados pelos veículos automotores ao meio ambiente.
De acordo com o que afirma a pesquisadora Miriele da Universidade de São Paulo, a capital paulista sofre constantemente com trânsitos quilométricos e que, mesmo tendo alternativas para aliviar o tráfego, ainda está longe de chegar a um nível satisfatório de mobilidade urbana. Uma problemática que se destaca pela falta de investimentos no transporte público e alternativo como metrô, ônibus e trem. As lotações que existem nos poucos meios de transporte público, além de grandes e constantes congestionamentos, aumentam a impaciência das pessoas no trânsito.
Ademais, aumenta-se as chances dos cidadãos trabalhadores optarem por possuir seus próprios veículos para se deslocarem ao ambiente de trabalho. No entanto, a diminuição do uso dos transportes públicos e aumento no fluxo de veículos particulares, acarreta problemas ao meio ambiente. A grande circulação de veículos no cotidiano é uma das principais causas da liberação do CO2 na atmosfera, devido à combustão feita pelos automóveis. Além disso, o barulho dos motores e buzinas aumentam o índice de poluição sonora.
Dessa forma, é necessário que os governantes façam investimentos no setor de transporte público, bem como desenvolver políticas públicas para melhorar o deslocamento das pessoas no meio urbano. Além disso, é imprescindível a compreensão dos cidadãos para diminuir a utilização do transporte particular e optar pelo transporte público, para diminuir e evitar congestionamentos e a poluição do meio ambiente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por Anto
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#41036
Corrijam minha redação
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Por Salgadinho
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#41074
Bom dia Anto, vou deixar alguns comentários. :D

"As lotações que existem nos poucos meios de transporte público, além de grandes e constantes congestionamentos, aumentam a impaciência das pessoas no trânsito."

"Dessa modo, as lotações existentes nos poucos meios de transporte público, além de gerarem grandes e constantes congestionamentos, aumentam a impaciência das pessoas no trânsito."

Acho que faria essa alteração, achei o último período do D1 um pouquinho confuso, não sei se você acha o mesmo.

"Dessa forma, é necessário que os governantes façam investimentos no setor de transporte público, bem como desenvolver políticas públicas para melhorar o deslocamento das pessoas no meio urbano. Além disso, é imprescindível a compreensão dos cidadãos para diminuir a utilização do transporte particular e optar pelo transporte público, para diminuir e evitar congestionamentos e a poluição do meio ambiente."

"Dessa forma, é necessário que os governantes (agente) façam investimentos no setor de transporte público (ação), por meio de políticas públicas (modo/meio), com o fim de melhorar o deslocamento das pessoas no meio urbano (finalidade/efeito). Além disso, é imprescindível a compreensão dos cidadãos para diminuir a utilização do transporte particular e optar pelo transporte público, para diminuir e evitar congestionamentos e a poluição do meio ambiente."

Creio que a proposta de intervenção ficaria bem mais clara dessa forma, também acho que o segundo período daria um ótimo detalhamento pra finalidade, mas não consegui pensar em uma forma de encaixar.

:D
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