Em primeiro plano cabe salientar o sociólogo Zygmunt Bauman, na obra modernidade líquida, que denuncia à coisificação e a liquidez das relações hodiernas. Nesse contexto, observa-se a influência da obsolescência programada na população, corroborando na generalização do tratamento efêmero dado aos produtos, ao consumo e às relações cotidianas. Hodiernamente, torna- se evidente o ideal de Bauman, tendo em vista que, produtos obsoletos são facilmente descartados e substituídos. Com isso, destaca-se um corpo social de relações líquidas, fadado ao consumo e à obsolescência programada, influenciando no desenvolvimento de problemas psicológicos, como a depressão, a ansiedade e até transtornos mentais de maneira abrangente.
Ademais, vale ainda frisar, a música 3° do plural da banda engenheiros do Havaí, que em seu contexto, a banda faz uma crítica direta às empresas que praticam a obsolescência programada e obrigam, assim, os consumidores a adquirir um novo produto. Sob tal perspectiva, afirmar-se que o consumismo gera enormes impactos ambientais, afetando a natureza desde a extração da matéria prima, até o descarte dos materiais, corroborando assim, para a contaminação do solo, água, e ar, além de chuvas ácidas, extinção de espécies, derretimento das geleiras e, consequentemente, aumento do nível do mar. Diante desse cenário, torna-se indubitável que esses acontecimentos discorrem devido a interesses capitalistas – como os apresentados na música supracitada - visando lucros através do consumo atrelado à obsolescência programada, negligenciando o zelo com o meio ambiente.
Infere -se, portanto, os perigos da obsolescência programada, estando relacionada à fluidez das relações e aos impactos ambientais. Desse modo, com o objetivo de promover uma diminuição dos impactos ambientais e aumentar a fiscalização quanto à agressões a natureza o governo deve inserir leis ambientais mais rígidas. Além disso, as escolas devem por meio de campanhas e palestras orientar e reeducar a população brasileira quanto ao consumo consciente, inclusive, a sociedade deve se conscientizar, tendo ciência dos impactos da obsolescência programada nas relações sociais e ambientais. Dessa forma será possível que, parafraseando Simone Beauvoir, as pessoas não habituem-se a esse escândalo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.