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Por Andree
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#41025
"O ser humano é aquilo que a educação faz dele", essa frase do filósofo Immanuel Kant exemplifica bem a importância da educação nas transformações sociais. Contudo, nota-se uma falta de apoio dada no sistema educacional, o que acaba levando o retrocesso de algumas camadas na sociedade. Dessa maneira, respectivamente, têm-se como causa e efeito o descaso governamental inviabilizando a ascensão de alguns tecidos sociais.

Em primeiro plano, compreende-se a falta de investimento na educação por parte do Governo um dos contribuintes para tal problemática. À vista disso, em 2016 foi aprovada a PEC 241 (Proposta de Emenda Constitucional), a qual congela os gastos com a educação durante vinte anos. Nessa perspectiva, vê-se parcelas da população—ênfase dada aos indivíduos de regiões rurais e periféricas— sofrendo os impactos de tal ação, haja vista que o dinheiro vetado poderia estar sendo investido em construções de mais escolas e materiais de estudos para alunos de baixa renda. Diante disso, é fundamental o auxílio do Estado para um maior desenvolvimento social.

Por conseguinte, a carência de apoio educacional para tais parcelas da população atrapalha uma maior ascensão social, visto que parte dessas pessoas ficam a mercê dos malefícios mundanos. De acordo com a ativista Malala Yousafzai, "quando o mundo está silencioso, até uma voz se torna poderosa". Nesse âmbito, entende-se que a ausência de suporte para esses indivíduos, ou seja, o silêncio dos canais de educação, oferece oportunidades para vozes do mundo afora, isto é, caminhos considerados mais "fáceis" , como o tráfico de drogas, exercido por crianças que muitas das vezes se mostram influenciadas a praticar tais ações, seja por necessidades econômicas, ou até mesmo falta de conselhos de base educacional. Dessa forma, boa parte da sociedade se mantém retrógrada no que se refere essas transformações sociais.

Portanto, diante do exposto, percebe-se que medidas são necessárias para resolver o impasse. Então, o Governo, por meio do Ministério da Educação, deve direcionar verbas as escolas, estas serão focadas, principalmente, em zonas rurais e periféricas, voltadas na construção de mais instituições e no auxílio de campanhas nessas redes, onde se terá palestras que vão falar sobre a importância e os maléficos da vida sem uma educação, além disso, a partir do dinheiro, será fornecido materiais de apoio aos estudantes com condições econômicas baixas. Com isso, fita-se mobilizar camadas esquecidas da sociedade ao caminho das suas transformações. Somente assim, a educação poderá exercer mais influência nos seres humanos, como propõe a ideia de Immanuel Kant.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Andree
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#41027
@sixthero, finalmente saiu hahaha, quando tiver tempo para dá uma olhada serei muito grato 🥺❤️
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Por sixthero
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#41050
@Andree, em breve te trago uma correção! :D

somos sempre um pouco menos do que pensávamos. raramente, um pouco mais.
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Por sixthero
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#41774
Oi, @Andree! Aqui está sua correção.

Erros
Correções/Sugestões
Elementos da Proposta
Melhorável
Inadequações Coesivas
Comentários
Observações Intraparágrafo


"O ser humano é aquilo que a educação faz dele", essa frase do filósofo Immanuel Kant exemplifica bem a importância da educação nas transformações sociais. Contudo, nota-se uma falta de apoio dada no sistema educacional, o que acaba levando o ao (1) retrocesso de algumas camadas na sociedade. Dessa maneira, respectivamente, têm-se como causa e efeito o descaso governamental inviabilizando a ascensão de alguns tecidos sociais.

Erros sinalizados:
(1):
o verbo levar aqui está no sentido de acarretar, causar, proporcionar, exigindo, assim, ser seguido de preposição a. erro de regência verbal.

Sobre a introdução: notei isso em todo o seu texto, você escreve muito bem! Ótima introdução! Meus parabéns :D


Em primeiro plano, compreende-se a falta de investimento na educação por parte do Governo como um dos contribuintes para tal problemática. À vista disso, em 2016 foi aprovada a PEC 241 (Proposta de Emenda Constitucional), a qual congela os gastos com a educação durante vinte anos. Nessa perspectiva, vê-se parcelas da população—ênfase dada aos indivíduos de regiões rurais e periféricas— sofrendo os impactos de tal ação, haja vista que o dinheiro vetado poderia estar sendo investido em construções de mais escolas e em (2) materiais de estudos para alunos de baixa renda. Diante disso, é fundamental o auxílio do Estado para um maior desenvolvimento social.

Erros sinalizados:
(2):
quebra de paralelismo sintático. Você disse em construções de mais escolas. Esse em estabelece um fluxo que torna um próximo em esperado.

Sobre o parágrafo: ótima argumentação! Repertório bem produtivo e comprovante do tema. Problematização do repertório bem sucedida. Sua terceira competência é excelente!


Por conseguinte, a carência de apoio educacional para tais parcelas da população atrapalha uma maior ascensão social, visto que parte dessas pessoas ficam a à (3) mercê dos malefícios mundanos. De acordo com a ativista Malala Yousafzai, "quando o mundo está silencioso, até uma voz se torna poderosa". Nesse âmbito, entende-se que a ausência de suporte para esses indivíduos, ou seja, o silêncio dos canais de educação, oferece oportunidades para vozes do mundo afora, isto é, caminhos considerados mais "fáceis" , como o tráfico de drogas, exercido por crianças que muitas das vezes se mostram influenciadas a praticar tais ações, seja por necessidades econômicas, ou até mesmo seja por (4) falta de conselhos de base educacional. Dessa forma, boa parte da sociedade se mantém retrógrada no que se refere a (5)essas transformações sociais.

Erros sinalizados:
(3):
à mercê tem crase.
(4): quebra de paralelismo sintático. Você disse seja por necessidades econômicas. Essa conjunção alternativa funciona da seguinte forma: seja...seja..., isto é, a repetição dela é obrigatória.
(5): o verbo referir exige preposição a.

Sobre o parágrafo: aqui sua argumentação acabou dando umas voltas pra explicar seu ponto, mas continua boa. Repertório bem contextualizado, apesar dessas voltas que eu disse.


Portanto, diante do exposto, percebe-se que medidas são necessárias para resolver o impasse. Então, o Governo (agente), por meio do Ministério da Educação (meio), deve direcionar verbas as às (6) escolas, estas (1) verbas essas que serão focadas, principalmente, em zonas rurais e periféricas, voltadas na à (7) construção de mais instituições e no ao (8) auxílio de campanhas nessas redes, onde se terá haverá (9) e (10) palestras que vão falar sobre a importância e os maléficos da vida sem uma educação, além disso, a partir do dinheiro, será fornecido materiais de apoio aos estudantes com condições econômicas baixas (detalhamento). Com isso, fita-se mobilizar direcionar (mobilizar remete a estagnar, parar... quando você diz que uma mobilização, uma parada, vai levar a um caminho de progresso, o sentido é prejudicado) camadas esquecidas da sociedade ao caminho das suas transformações (efeito). Somente assim, a educação poderá exercer mais influência nos seres humanos, como propõe a ideia de Immanuel Kant (detalhamento por efeito do efeito + fechamento).

Erros sinalizados:
as:
o verbo direcionar, no sentido que você quis empregar, é bitransitivo e exige preposição a. Quem direciona, direciona algo a alguém. Por escolas ser substantivo feminino e você ter optado pelo artigo, a crase deveria estar aí. direcionar a + as escolas = direcionar às escolas.
na: voltado(a)(s) exige preposição a e não preposição em. erro de regência verbal.
ao: mesma situação do erro anterior.
se terá (9): o verbo ter, da forma que você empregou, denota informalidade. erro de escolha de registro.
se terá (10): o verbo ter concorda com palestras, devendo ficar no plural. erro de concordância verbal.
estas: esse pronome acabou retomando escolas, quando, com uma leitura da parte seguinte, você se referia a verbas. Inadequação coesiva.

Sobre a proposta: completinha e bem detalhada! Parabéns! :D

No geral, seu texto possui poucos desvios, quando comparamos com seu conjunto textual. 160 na C1. Seus repertórios foram bem produtivos e você respeitou o gênero do texto. 200 na C2. Argumentação bem justificada e com quase nenhuma complicação. 200 na C3. Variedade de recursos coesivos e pontuais repetições de palavras, UMA inadequação coesiva... 180 na C4. Proposta com cinco elementos. 200 na C5.

É isso! Espero que tenha te ajudado :D Gostei muito do seu texto, você escreve muito bem!

NOTAS
C1: 160
C2: 200
C3: 200
C4: 180
C5: 200
= 940

somos sempre um pouco menos do que pensávamos. raramente, um pouco mais.
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Por Andree
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#41793
@sixthero, obrigado demais pela correção magnífica, você é excelente!! Alguns erros aí foram erros de digitação, como o "ao" e "como", mas de qualquer forma obrigado pela sinalização dos demais erros, ajudou bastante! Inclusive, essa sua nota foi a mesma que eu recebi de um corretor profissional dessa redação hahaha, o que fortalece mais ainda seus conhecimentos, parabéns!! Com certeza aguardo novas correções ;) ;)
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