Em primeiro plano,vale salientar,que a base educacional precária é uma grande dificultadora para a resolução do problema. Nessa perspectiva,consoante o filósofo Emmanul Kant, o ser humano é resultado daquilo que a educação fez dele. Nesse viés, entende-se que se há um problema social,há como base uma lacuna educacional.Portanto, no que tange a questão da manipulação do comportamento dos usuários pelo controle de dados na internet, observa -se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido com seu papel no sentido de reverter o problema.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é a falta de debate. Nesse sentido,o filósofo Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação.Desse modo,para que um problema como o da manipulação do comportamento dos usuários seja resolvido, faz-se necessário debater sobre.Entretanto, nota-se uma lacuna no que se refere a essa questão, que ainda é muito silenciada. Assim, trazer à pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a sua chance de atuação.
Por tudo isso, faz-se necessária uma intervenção pontual no problema. Para que isso ocorra, o MEC juntamente com o Ministério da Cultura devem promover palestras para alunos do ensino médio, por meio de entrevistas com vítimas do problema, bem como especialistas no assunto. Tais ações devem ser webconferenciadas nas redes sociais do ministério, com o objetivo de trazer mais lucidez ao tema e atingir um público maior. Talvez, assim, seja possível que o ser humano possa desprende-se das amarras da tecnologia e alcançar uma vida melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.