O sistema levantado a partir da "libertação" foi responsável pela segregação dos negros para as periferias territoriais e sociais: segundo o IBGE, em 2014, 76% da população de classe baixa era composta por negros. Empregos derivados da cultura escravocrata, como o de empregada doméstica, reforçam o ideal do branco como detentor do poder e das leis, enquanto o negro é o servo. Ademais, de acordo com a Fundação Seade, no mesmo ano, 52,6% das empregadas domésticas eram negras, o que confirma tal teoria.
A falta de representantes governamentais negros pode ser analisada como um esquema de exclusão desde a infância, já que grande parte desta população nunca teve acesso a um ensino que a enxergasse como merecedora de parte do poder. Desse modo, um verso muito conhecido se traduz na atualidade:"é que o de cima sobe, e o de baixo desce".
Portanto, vê-se necessário que o Ministério da Educação, em consonância com as escolas públicas, crie um projeto de incentivo ao pensamento crítico de jovens a partir de aulas sobre a história dos negros no país e a obrigatoriedade do ensino de Sociologia. O projeto teria como fim a criação do ideal de cidadania e igualdade nestes jovens, valorizando a educação como a principal ferramenta para a modificação das estruturas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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