O Brasil encara o confinamento como a única solução para os problemas da criminalidade. Por esse motivo, é o terceiro país do mundo com o maior número de pessoas presas. Grande parte da população carcerária está confinada em cadeias públicas, presídios e casas de detenção. Devido a falta de estrutura adequada, prisioneiros de alta periculosidade convivem em celas superlotadas com criminosos ocasionais.
Além disso, convém lembrar que a falta de recursos faz com que a maioria dos presos recebam o mínimo de conforto material. Faltando inclusive, objetos de higiene elementares, desta maneira, o preso depende da ajuda de familiares ou de outros detentos. Visto que as prisões brasileiras estão em completo abandono por parte do Estado, inúmeras revoltas e rebeliões vêm acontecendo todos os anos causando diversas mortes e prejuízos.
Em virtude dos fatos mencionados, cabe ao Estado, juntamente com os outros órgãos competentes encarar com mais gravidade a situação. Logo, a criação de penas diferenciadas, construção de mais escolas e oportunidades de ressocialização trariam consigo a diminuição da superlotação e o fim das rebeliões. Pois, mesmo indivíduos que nascem em meio a criminalidade, teriam a oportunidade de seguir uma vida diferente e ser um cidadão de bem.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.