O Brasil é considerado um dos países que mais se investem no agronegócio, ocupando as primeiras posições no "ranking" mundial. Nesse sentido pode-se afirmar que, com a chegada das novas tecnologias, todo o setor se modernizou, tendo como propósito produzir mais em menos tempo. Vale tambem lembrar que cerca de 60% de toda a produção agrária, é destinada a outros paises fazendo com que todo o investimento ja aplicado, seja reabsorvido pelo país.
Em decorrência da expansão do agronegócio,foi surgindo a necessidade de aumentar as áreas cultiváveis. Como consequência disso, diversas áreas protegidas por lei estão sendo desmatadas, para dar lugar a criação de gado e cultivo de alimentos. Com o objetivo de fertilizar e desramar o solo produtores, fazem o uso das queimadas, no entanto ao queimar a terra, a mesma é privada de muitos nutrientes, perdendo sua fertilidade e não mais sendo cultivada.
Em suma são necessarias medidas que amenizem as consequências causadas pela expansão do agronegócio brasileiro. O governo federal juntamente com o ministério da agricultura e do meio ambiente, deverão investir em políticas publicas, que alertem e informem sobre os perigos das queimadas. Além de contar com o auxilio do IBAMA que poderá aplicar multas aos agricultores que insistirem em infringir a lei, em busca do enriquecimento. Somente assim amenizaremos os efeitos negativos da expansão agrária no pais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.